Curso Básico de Teologia (Livre)

Prof. Márcio Ruben



ceteprj@gmail.com

CONTRIBUIÇÃO

marcio ruben

pix 01033750743 cpf

bradesco

 

BAIXAR SWORD

ACESSAR FERRAMENTAS

ACESSAR

UM REFORÇO PARA SEUS ESTUDOS

 

Cadastre-se aqui!

no curso de teologia

____________________

ACESSO AO FÓRUM

(dois pontos extras)

 

ACESSE VÍDEOS

FAÇA UMA DOAÇÃO

Ajude-nos a mantê-lo!

doacao/doacao/

Teontologia e Cristologia

 
TEONTOLOGIA E TRINDADE PROF. MÁRCIO RUBEN 1
TEONTOLOGIA E TRINDADE
Estudo - Prof. Márcio Ruben
A DOUTRINA DE DEUS
1. Uma Definição de Deus
Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo. O Espírito,
portanto, é um ser real, verdadeiro, mas invisível, constituído dos poderes de pensar, sentir, querer e,
ainda mais, os de consciência própria e direção própria. Consciência própria quer dizer o poder que a
pessoa tem de estar cônscia de si mesma. A consciência própria é perfeita em Deus. A direção própria em
Deus é uma bênção absoluta. Nenhuma circunstância exterior determina ou influi nos planos ou nos atos
de Deus. Nele mesmo está o motivo e a explicação de tudo o que faz.1
2. A imanência e a transcendência de Deus
Jeremias 23.24 destaca a presença de Deus em todas as partes do universo: "Ocultar-se-ia alguém em
esconderijos, de modo que eu não o veja? -diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? -diz
o SENHOR". A imanência como a transcendência aparecem juntas: "Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o
SENHOR, e não também de longe?" (v. 23). Paulo disse aos filósofos no Areópago em Atenas: " ... embora
não esteja longe de cada um de nós. 'Pois nele vivemos, nos movemos e existimos', como disseram alguns
dos poetas de vocês: 'Também somos descendência dele'" (At 17. 27b,28, NVI).2 lemos em Isaías 55.8,9
que os pensamentos e os caminhos de Deus transcendem os nossos: "Porque os meus pensamentos não
são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim
como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos
caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos".
3. Os atributos naturais de Deus – Incomunicáveis
Eternidade - Medimos a nossa existência pelo tempo: o passado, o presente e o futuro. Mas Deus não está
limitado pelo tempo "Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de
eternidade a eternidade, tu és Deus" (SI 90.2). "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus
seja honra e glória para todo o sempre. Amém" (1 Tm 1.17; cf. Nm 23.19; SI 33.11; 102.27; Is 57.15).
Onipotência – Deus tem a capacidade de realizar tudo quanto desejar: "Porque o SENHOR dos Exércitos o
determinou; quem pois o invalidará? E a sua mão estendida está; quem, pois, a fará voltar atrás?" (Is
14.27).«Onipotência moral» é que Deus é tão poderoso que não pode praticar o mal, e nem sequer pode
ser tentado. “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo
mal, e a ninguém tenta.” Tiago 1.13.
Onipresença - Deus age com a mesma facilidade com que pensa e quer, porque para Deus não há espaço
nem tempo. O próprio Salomão reconhece: “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e
até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado" (1 Rs 8.27).
―Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da rua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no
Sheol a minha cama eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do
mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”. (SI 139.7-10; cf. Jr 23.23,24).
Onisciência - A onisciência é companheira inseparável da onipresença. Deus é onipresente porque
presencia tudo. Não há nem pode haver surpresas para Deus. Como em sua onipresença não há espaço,
também em sua onisciência não há desconhecido. "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes,
todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hb 4.13). Deus
conhece todos os nossos pensamentos e intenções (SI 139.1-4). Ele não se cansa na sua atividade de
discerni-los (Is 40.28). O conhecimento divino não se acha limitado por nosso modo de entender o futuro,
pois Ele conhece o fim de um determinado acontecimento antes mesmo deste ter início (Is 46.10). 3 Deus
é ilimitado e ilimitável quanto a espaço, tempo, conhecimento e poder.
A santidade e a bondade de Deus vão muito além, infinitamente além das nossas, e isso também é
verdade em relação a seu conhecimento e poder.
1 LANGSTON Esboço de Teologia Sistemática JUERP
2 MILLARD J. ERICKSON Introdução a Teologia Sistemática VIDA NOVA
3 STANLEY HORTON Teologia Sistemática CPAD
TEONTOLOGIA E TRINDADE PROF. MÁRCIO RUBEN 2
4. Os atributos morais de Deus - Comunicáveis
Santidade. A santidade é a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, princípio básico de suas ações e
aferidor único e verdadeiro de suas criaturas. "Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos
santificareis e sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11.44). Fomos chamados para ser diferentes, porque
o Senhor é diferente. Deus se revela como "santo" (hb. qadosh), e o aspecto essencial de qadosh é a
separação daquilo que é mundano, profano ou corriqueiro, e a separação (ou dedicação) para seus
propósitos.
Justiça. Baseados no que já sabemos, tocante à santidade de Deus, podemos compreender melhor a sua
justiça. Dizer que Deus é justo é afirmar que ele faz sempre o que é direito e conforme ao seu caráter.
“Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.” Salmos 89.14. “E
cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas
são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos
santos.” Apocalipse 15.3.
Amor. Uma das declarações supremas da revelação cristã é que Deus é Amor (1João 4.8). O amor em Deus
é ele dando-se a si mesmo, e dando tudo quanto é bom às suas criaturas, com o fim de possuí-las na mais
íntima comunhão consigo mesmo.4 "Nisto está a caridade: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas
em que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados" (1 Jo 4.10). «Porque Deus
amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna» (João 3:16).
Santidade, justiça e amor. Santidade é o que Deus é em seu caráter mais íntimo; amor é o desejo de Deus
dar-se, isto é, dar aquilo que ele é aos homens; e mais possuí-los em íntima comunhão consigo, ou com
aquilo que ele é: santidade. O amor oferece santidade e a santidade baseia-se no amor. A justiça de Deus
exige que a pena do pecado seja paga. O amor de Deus, porém, deseja que sejamos restaurados à
comunhão com ele. A oferta de Jesus Cristo como expiação pelo pecado significa que tanto a justiça como
o amor de Deus são mantidos. E de fato não existe nenhuma tensão entre eles. Só existe tensão se a
pessoa entende que o amor exige que Deus perdoe o pecado sem que nenhum pagamento seja feito. Mas
isso é pensar em um Deus diferente do que realmente é. Além disso, a oferta de Cristo como expiação
mostra um amor de Deus muito maior do que seria, caso ele simplesmente fosse indulgente, livrando as
pessoas das consequências do pecado. Para cumprir sua aplicação justa da lei, o amor de Deus foi tão
grande que deu seu Filho por nós. O amor e a justiça não são dois atributos separados que competem
entre si. Deus é justo e amoroso, e ele mesmo deu o que exige.5
Os atributos de Deus nos dão inúmeros motivos para glorificarmos ao Senhor e o exaltarmos.6
5. A Trindade
Definição dos termos Trindade e Triunidade - a palavra Trindade significa a tríplice manifestação de Deus
ou a sua manifestação no Pai, no Filho e no Espírito Santo; e o termo Triunidade, o tríplice modo da
existência de Deus, que é a existência de três em um. Temos a doutrina da Trindade pelo fato de Deus se
haver revelado como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Há uma tríplice revelação porque há um modo
tríplice de existir. Ainda mais, a teologia afirma que a Triunidade foi conhecida por causa da Trindade. Se
não houvesse uma tríplice manifestação própria de Deus, jamais se revelaria aos homens a Triunidade de
sua existência.
O Pai incriado, o Filho incriado: o Espírito Santo incriado.
O Pai incomensurável, o Filho incomensurável: o Espírito Santo incomensurável.
O Pai eterno, o Filho eterno: o Espírito Santo eterno.
E, mesmo assim, não são três eternos: mas um só eterno.
4 LANGSTON Esboço de Teologia Sistemática JUERP
5 MILLARD J. ERICKSON Introdução a Teologia Sistemática VIDA NOVA
6 EDUARDO JOINER Manual de Teologia Sistemática CENTRAL GOSPEL

 

Jesus e seus ofícios:

  1. É Sacerdote - representa o homem diante de Deus.
  2. É Profeta - representa Deus diante dos homens.
  3. É Rei - pois reina soberanamente.

 

Jesus e suas naturezas:

  1. É Deus - 100% - "Antes que Abraão fosse Eu Sou"
  2. É Homem - 100% - "Jesus chorou" "Estava cansado o caminho"

 

 

Avaliação Teontologia e Cristologia

Escreva aqui sua resposta

CRISTOLOGIA